SUPER BLOG
DE NOTÍCIAS

13 de Março de 2015

Líder da independência indiana, Gandhi ganha estátua em Londres

Líder da independência indiana, Gandhi ganha estátua em Londres

· R7 Página Inicial

Reuters

LONDRES (Reuters) - A Grã-Bretanha vai inaugurar, no sábado, uma estátua em homenagem ao líder da independência da Índia Mahatma Gandhi localizada na prestigiosa praça do Parlamento, em Londres, uma área repleta de monumentos em homenagens a homens que defenderam o império britânico que Gandhi lutou para derrubar.

Em uma virada irônica, a imagem de Gandhi ficará posicionada perto da do ex-premiê britânico Wiston Churchill, um homem que se esforçou para impedir a independência da Índia e desprezava Gandhi, assim como tudo aquilo que o líder indiano defendia.

Ficou célebre a declaração em que Churchill chamou Gandhi de “um subversivo advogado de Middle Temple que agora posa como um faquir de um tipo muito conhecido no Oriente".

Mas quase sete décadas após a Índia ter conquistado a independência da Grã-Bretanha em 1947, em grande medida devido à campanha pacífica de desobediência civil promovida por Gandhi, as relações entre os dois países encontram-se fortalecidas, com ambas as nações empenhadas em impulsionar os laços econômicos.

O premiê britânico, David Cameron, e o ministro das Finanças indiano, Arun Jaitley, vão inaugurar a estátua, do lado oposto ao Parlamento, para marcar o centenário do retorno de Gandhi à Índia para dar início à luta pela independência.

(Por Andrew Osborn)

GOSTOU DESTA NOTÍCIA? COMPARTILHE!

COMENTÁRIOS (0)

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


CAPTCHA